Personalizar o atendimento nutricional é o objetivo de todo nutricionista que busca alcançar resultados sustentáveis e promissores ao paciente. No consultório, a avaliação inicial das características individuais é o ponto-chave para direcionar as estratégias alimentares e a suplementação, quando necessária.

Nutrição diagnóstica

Um diagnóstico nutricional completo se baseia na interligação de diferentes análises biopsicossociais de um paciente, que envolve a antropometria integrada, avaliação dietética, observação clínica, investigação bioquímica e comportamental, além de parâmetros relacionados ao convívio social (álcool, eventos, fumo), rotina/desafios profissionais e momentos de lazer e bem-estar.

Raciocínio clínico

A partir de um raciocínio clínico assertivo, o profissional deve estipular o direcionamento do seu aconselhamento, assim, colocando o paciente como pessoa ativa do tratamento. Como um agente de mudança, o nutricionista colabora para traçar condutas que deverão ser discutidas durante o atendimento, pontuando prós e contras das metas e do plano alimentar, com abertura para modificações. Desse modo, a chance de adesão e fidelização do tratamento será maior.

Ferramentas de atendimento

Uma intervenção completa se baseia no uso dessas ferramentas de análise para a personalização do planejamento e para a escolha dos suplementos e das fórmulas direcionados. Sendo assim, dentro de qualquer área, mas com atenção na Nutrição Estética, as diferenças funcionais, genéticas e comportamentais de cada paciente devem ser um foco de total importância.

O Módulo Nutrição Personalizada do MBNE 2020 trará uma atualização sobre a reprogramação gênica com a nutrigenômica e a inovação na prescrição de nutracêuticos para modular desordens estéticas e promover bem-estar por meio de condutas personalizadas. Saiba mais sobre cada tema que será discutido.

Inovações na nutrição estética para sua prescrição

Reprogramação gênica e modulação do peso corporal

REFERÊNCIAS

TORO-MARTÍN, J. et al. Precision Nutrition: A Review of Personalized Nutritional Approaches for the Prevention and Management of Metabolic Syndrome. Nutrients, v. 9, n. 8, p. 1-28, 2017.