Acompanhar a inovação de nutracêuticos e compostos nutricionais na prática clínica faz parte da atualização constante do nutricionista da área estética. A busca pelo bem-estar e por manejos que contribuam para o tratamento de desordens se intensifica a cada ano, em que novidades são lançadas no segmento farmacêutico e de suplementos. Veja 4 delas para você atualizar a sua lista de prescrição no consultório:

Ácido hialurônico

O ácido hialurônico é uma molécula-chave no envelhecimento da pele. Com propriedades hidratantes críticas, ele é essencial na retenção de água na pele. Escolher uma fórmula composta por ácido hialurônico é uma estratégia efetiva na promoção de efeitos anti-aging para o paciente. Um estudo (MARIKO et al., 2017) avaliou 60 indivíduos que apresentavam rugas e que foram aleatoriamente distribuídos em grupos recebendo 120mg de cápsulas de ácido hialurônico por dia. As linhas de expressão foram avaliadas por análise de imagem, e a condição da pele por meio de um questionário.

No período do estudo, os grupos suplementados apresentaram melhor nível da relação volume total na área das rugas. Após 8 semanas de ingestão, houve redução significativa das rugas, com melhora do brilho e da elasticidade da pele dos participantes.

Extrato do óleo de trigo

Um nutricosméstico revolucionário que está crescendo na prescrição dos nutricionistas estéticos é o extrato de óleo de trigo. Com poder hidratante e fonte de compostos ativos, é um ativo extraído da porção oleosa do trigo, isento de glúten e com alta proporção de ácidos graxos essenciais, fosfolípideos, glicolípideos (digalactosil – diglicerídeo), glicosil e ceramidas. Esses componentes atuam no retardo do envelhecimento cutâneo, na redução da profundidade das rugas e linhas de expressão, além de ajudar na restauração da função de barreira da pele.

Aminoácidos pró-colágeno

A suplementação de colágeno já é bem discutida na ciência, contudo inovações vêm crescendo no mercado de suplementos, especialmente para atender ao público vegetariano/vegano. A combinação de aminoácidos (glicina, prolina, lisina, arginina e treonina), em conjunto com outros nutrientes (vitamina C, ácido hialurônico), é considerada uma fórmula renovadora que atua como matéria-prima para a construção natural do colágeno endógeno.

Triptofano

O bem-estar está interligado com a estética corporal. Manejar o estresse e orientar condutas que modulem a qualidade do sono faz parte das estratégias para retardar o envelhecimento, melhorar a pele, entre outros benefícios. A suplementação com triptofano vem sendo atribuída ao atendimento nutricional por ser um aminoácido essencial que age como precursor da síntese do neurotransmissor serotonina e do hormônio melatonina.

No Módulo Nutrição Integrada do MBNE 2020, o Dr. Alexandre Aguiar compartilhará sobre a prescrição de nutracêuticos atuais na Nutrição Estética, trazendo as principais novidades e os estudos científicos relacionados à suplementação.

 

REFERÊNCIAS

CLINICAL evaluation of the hydrating and the anti-aging effect of Lipowheat as a dietary supplement – Lipowheat oil, 2016.

CLINICAL evaluation of the hydrating and the anti-aging effect of lipowheat versus placebo as a dietary supplement on healthy volunteers Lipowheat oil, 2017.

MARIKO, O. et al. Oral hyaluronan relieves wrinkles: a doubleblinded, placebo-controlled study over a 12-week period. Clinical, Cosmetic and Investigational Dermatology, v. 10, p. 267–273, 2017.

BUKHARI, S. et al. Hyaluronic acid, a promising skin rejuvenating biomedicine: A review of recent updates and pre-clinical and clinical investigations on cosmetic and nutricosmetic effects. Int J Biol Macromol., v. 120, p. 1682-169, dec. 2018.

JENKINS, T. et al. Influence of Tryptophan and Serotonin on Mood and Cognition with a Possible Role of the Gut-Brain Axis. Nutrients, v. 8, n. 56, p. 1-15, 2016.