BLOGS CIENTÍFICOS

Você sabe quanto tempo o coronavírus sobrevive em diferentes superfícies?

Conforme publicação da Fiocruz, não se sabe ao certo quanto tempo o SARS-CoV-2, variação do coronavírus que causa a COVID-19, sobrevive em superfícies. Contudo, como seu comportamento se mostra semelhante a outras variações do vírus, diversos estudos – inclusive algumas informações preliminares sobre o SARS-CoV-2 – apontam que ele pode persistir por algumas horas ou até vários dias, dependendo das condições, por exemplo, o tipo de superfície, temperatura ou umidade do ambiente.

Sendo assim, uma publicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), compilou os resultados de uma revisão recente e apresentou o tempo estimado de sobrevivência de outras variações do coronavírus em diversas superfícies. Veja.

A higienização é a melhor alternativa!

Para evitar a sobrevivência dos vírus nas superfícies, a higienização é a melhor opção. Por isso, a indicação é realizar a limpeza da superfície com água e sabão, seguido por desinfetante a base de álcool 70% ou hipoclorito de sódio a 0,5% (água sanitária). Esses desinfetantes podem alcançar a desativação dos vírus após um minuto.

 

Além disso, vale lembrar também que a higienização das mãos com água e sabão ou desinfetante a base de álcool ainda é a medida mais eficaz contra a disseminação do vírus.

Fonte: Fiocruz / UFRGS