O cuidado com a estética da mulher surgiu na década de 20, quando houve a chegada do cinema americano e filmes franceses, influenciando as indústrias de cosméticos e fazendo com que o uso dos mesmos aumentasse devido à associação feita entre beleza e felicidade. Algumas décadas depois, já em 1950, o foco central do verão eram as idas às praias, aumentando a exposição dos corpos. Além disso, com a popularização de televisões, publicidades sobre cuidados e hábitos de saúde tornaram-se populares, acometendo em diversas mudanças da sociedade no geral. Em 1960, a preocupação da sociedade mudou mais uma vez e agora o foco era aparentar ser mais jovem do que realmente era. Na mesma época, o corpo tornou-se símbolo de resistência e força com o aparecimento do movimento feminista e revolução sexual. Duas décadas após o início do movimento feminista, surgiu o movimento da geração saúde, marcado por collants, lycras e academias de ginástica. (IV ENECULT – ENCONTRO DE ESTUDOS MULTIDISCIPLINARES EM CULTURA, 2008).

Nos dias atuais, é possível notar que os hábitos e rituais de beleza vão além da imagem corporal, mas sim com a saúde e qualidade da pele. As razões que estimulam as mulheres a adotarem estes tipos de tratamento variam entre diversas razões, como a saúde e bem-estar.

Cosméticos contaminados

No mercado de cosméticos, é possível encontrar uma vasta variedade de produtos. Todavia, a maioria é composta por desreguladores hormonais, que auxiliam no desenvolvimento e piora de quadros dermatológicos, como é possível observar nos diversos desodorantes com alumínio. O contato com este componente é capaz de afetar o tecido cutâneo e levar ao acúmulo da toxina nas glândulas localizadas abaixo das axilas.

Sendo assim, é importante ressaltar a importância da beleza sustentável, ou seja: o uso de nutricosméticos naturais.

Nutricosméticos naturais: quais os principais e os seus benefícios

Foto de uma babosa plantada

Cosméticos, nutrição e disruptores endócrinos na 7ª Edição do MBNE

Os nutricosméticos fornecem benefícios para a saúde e estética da mulher, auxiliando na prevenção e melhora de diferentes quadros dermatológicos, além de garantir a sustentabilidade do meio ambiente. Para saber mais sobre o assunto, não perca o talk show da Dra. Marcela Cardoso e convidadas.

O 7º MBNE acontecerá nos dias 13 e 14 de maio, em São Paulo, e receberá os maiores palestrantes da nutrição estética no país, além das principais marcas de suplementos, nutracêuticos e superfoods durante a Nutri Beauty Expo.
Clique aqui e saiba mais sobre o MBNE 2022.

REFERÊNCIAS

IV – ENECULT ENCONTRO DE ESTUDOS MULTIDISCIPLINARES EM CULTURA, 2008, Faculdade de Comunicação/UFBa. A INFLUÊNCIA DA MÍDIA E DA INDÚSTRIA DA BELEZA NA CULTURA DE CORPOLATRIA E NA MORAL DA APARÊNCIA NA SOCIEDADE CONTEMPOR NEA […]. Salvador: [s. n.], 2008. 13 p. Disponível em: http://www.cult.ufba.br/enecult2008/14415.pdf. Acesso em: 7 mar. 2022.

CruzT. S.; PaixãoJ. A. da. Aplicação do Óleo Essencial de Melaleuca alternifolia (TEA TREE) no tratamento da acne vulgar. Revista Artigos. Com, v. 29, p. e7657, 26 maio 2021.

NASCIMENTO, M. dos R. B.; CARVALHO FILHO, R. S. de M. .; MAMEDE, R. V. S. . Benefits of using Aloe vera in herbal medicine. Research, Society and Development, [S. l.], v. 10, n. 16, p. e470101624244, 2021. DOI: 10.33448/rsd-v10i16.24244. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/24244. Acesso em: 7 mar. 2022.

COSTA, A. T. A.; HOLANDA, J. K. da N.; SOUZA, L. D. G. de; CUSTÓDIO, L. L. P.; RODAS, L. de A.; OLIVEIRA FILHO, A. A. de. Babosa (Aloe Vera) e camomila (Matricaria chamomilla) no tratamento da estomatite aftosa recorrente. ARCHIVES OF HEALTH INVESTIGATION, [S. l.], v. 8, n. 11, 2020. DOI: 10.21270/archi.v8i11.4661. Disponível em: https://archhealthinvestigation.emnuvens.com.br/ArcHI/article/view/4661. Acesso em: 7 mar. 2022.