As queixas estéticas associadas à aparência da pele, dos cabelos e das unhas fazem parte dos incômodos mais comuns encontrados na consulta ao nutricionista. Os principais objetivos dos pacientes no atendimento nutricional na área estética incluem a manutenção da beleza na amenização de desordens que acometem sua autoestima, incluindo lipodistrofia ginoide, alopecia, gordura localizada, melasma, entre outras. Assim, ressalta-se a importância de garantir que a ingestão dos nutrientes aconteça na quantidade correta, tornando a suplementação uma estratégia assertiva.
Acompanhe exemplos de formulações magistrais que podem ser utilizadas como base na prescrição estética, para diferentes queixas demonstradas em consultório.
Lipodistrofia ginoide ou celulite
A celulite afeta cerca de 90% do público feminino, ela pode causar desconforto emocional e constitui uma das principais queixas dos pacientes no consultório. Classifica-se pelo excesso de gordura subcutânea com caráter inflamatório, baixa circulação linfática e alterações estruturais, especialmente, na derme, ocasionando o aspecto “casca de laranja”.
Formulação anticelulite – propriedades anti-inflamatórias e que ajudam a amenizar o estresse oxidativo no tecido adiposo subcutâneo.
Carqueja – Baccharis trimera L. – 100mg a 2g
Castanha-da-índia – Aeusculus hippocastanum L. – 50mg a 1g
Cavalinha – Echisetum arvense L. – 50mg a 1g
Centela – Centella asiatica L. – 50mg a 2g
Chá-Verde – Cammelia sinensis – 100mg a 2g
Citrus – Citrus aurantium L. – 50mg a 500mg
Coenzima Q10 – 10mg a 200mg
Espirulina – 500mg a 3g
Hiperpigmentação
A hiperpigmentação é caracterizada por um aumento da pigmentação da pele em regiões do corpo, ela está associada a fatores como idade, desequilíbrios hormonais, gravidez, exposição solar e estresse. É considerada uma condição crônica multifatorial que deve ser tratada diariamente. As hiperpigmentações geralmente contribuem esteticamente para uma aparência mais envelhecida, levando à necessidade de formulações que aumentem a produção de colágeno, melhorem a elasticidade e uniformização da pele, aumentem a renovação celular e amenizem o processo inflamatório.
Formulação dérmica – propriedades estimulantes de colágeno e elastina, anti-inflamatórias e que contribuam para a redução de manchas na pele.
Extrato de oliveira – Olea europea L. – 50mg a 200 mg
Polipódium – Polipodium leucotomos L. – 10mg a 200mg
Extrato de romã – 50mg a 300mg
Vitamina C – 50mg a 150mg
Síndrome de unhas frágeis e queda capilar
A suplementação de componentes ativos e micronutrientes específicos contribui para a produção de queratina, benefício que ajuda no tratamento de unhas frágeis e fortalecimento da matriz capilar. Essa proteína é responsável pelo recobrimento de toda epiderme, com isso, promovendo uma barreira de proteção de perda de água e eletrólitos pela pele.
Formulação capilar e ungueal – estimula a síntese de queratina, colágeno e o fortalecimento das unhas e dos cabelos.
Biotina – 25mcg a 15mg
Cisteína – 50mg a 1,5g
Colágeno Hidrolisado – 6g a 10g
Metionina – 50mg a 1,5g
Pantotenato de Cálcio – 5 mg a 50mg
Silício Orgânico – 50mg a 500mg
Tiamina – 2mg a 50mg
REFERÊNCIAS
BRASIL. Conselho Federal de Nutricionistas. Resolução CFN Nº 390, de 27 de outubro de 2006. Regulamenta a prescrição dietética de suplementos pelo nutricionista e dá outras providências. Disponível em: http://www.cfn.org.br. Acesso em: 09 jun. 2020.
BRASIL. Conselho Federal de Nutricionistas. Resolução CFN Nº 402, de 06 de agosto de 2007. Regulamenta a prescrição fitoterápica pelo nutricionista de plantas in natura frescas, ou como a droga vegetal nas suas diferentes formas farmacêuticas, e dá outras providências. Disponível em: http://www.cfn.org.br. Acesso em: 09 jun. 2020.
COZZOLINO, S. Nutracêuticos: o que Significa? ABESO, n 55, 2012.
EUROPEAN FOOD SAFETY AUTHORITY. Scientific Committee on Food Scientific Panel on Dietetic Products, Nutrition and Allergies. Tolerable Upper Intake Levels For Vitamins And Minerals, 2016.
OLSZEWER, E., JALDIN, C. Formulação Magistral na Prática Ortomolecular. 3 ed. São Paulo: Fapes, 2010.