BLOGS CIENTÍFICOS

Queixas estéticas, saúde da pele e suplementação: o que a ciência diz sobre o assunto?

A preocupação com o desenvolvimento de quadros estéticos  é uma das principais queixas relacionadas à saúde da pele. Dentre os quadros mais comuns, pode-se citar melasma; celulite; flacidez; acne; alopécias; dermatites; etc.

Esses quadros são causados por fatores endógenos e ambientais que tendem a influenciar as vias inflamatórias e oxidantes, impactando na piora da saúde da pele de sua paciente. Além do cuidado dermatológico, que envolve o uso de produtos adequados para o tipo de pele de sua paciente, é importante a suplementação com nutracêuticos a fim de potencializar o tratamento.

Você sabe quais nutracêuticos são essenciais para a saúde da pele, as demais atualizações científicas, e as recomendações de prescrição? Confira em nosso novo Blog MBNE ACADEMY!

O que são nutracêuticos?

O termo nutracêutico é dado para nutrientes que são administrados de forma farmacêutica, incluindo fibras dietéticas, ácidos graxos poli-insaturados, peptídeos, aminoácidos, minerais, vitaminas e antioxidantes (MACHADO et al., 2019).

Diferentes estudos, como o conduzido por Ablon (2021), analisam os efeitos dessas substâncias como propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias e imunológicas com o escopo de amenizar o desenvolvimento de quadros dermatológicos. Dentre os nutracêuticos mais utilizados para a saúde da mulher, pode-se citar o extrato de romã, cranberry e resveratrol.

O que a ciência diz sobre o mecanismo desses nutracêuticos?

Como citado anteriormente, diferentes estudos analisam os benefícios que a suplementação de nutracêuticos é capaz de oferecer para a hidratação, elasticidade e firmeza da pele da mulher. Compreenda mais sobre o mecanismo de cada um, abaixo:

 

  • Extrato de romã:

    a romã é um fruto com altos níveis de ácido elágico, composto com potente ação clareadora na pele. Estudos apontam que a suplementação desse nutracêutico é capaz de auxiliar no tratamento de hiperpigmentação induzida por raios UVB, assim, sendo um grande aliado ao tratamento contra o melasma.
 

DOSAGEM E RECOMENDAÇÃO DE PRESCRIÇÃO

  • Cranberry:

    composto por diferentes propriedades antioxidantes, como a proantocinidina, antocianinas, ácidos fenólicos, dentre outros. A antocianina é um polifenol reconhecido por seu mecanismo antioxidante, por isso, sendo capaz de amenizar os danos causados pelo estresse oxidativo, consequência de fatores endógenos e ambientais (como a alta exposição solar).

 

DOSAGEM E RECOMENDAÇÃO DE PRESCRIÇÃO

  • Resveratrol:

O resveratrol é um componente presente em frutas como a uva e que possui potente ação antioxidante, anti-inflamatória e cicatrizante. Um estudo (HECKER et al., 2022) aponta a suplementação com este nutracêutico para a prevenção do envelhecimento precoce, tendo em vista seus mecanismos citados anteriormente.

DOSAGEM E RECOMENDAÇÃO DE PRESCRIÇÃO

Com foco total na saúde da mulher, a 8ª edição do MBNE abordará todos os aspectos envolvidos neste processo. Para começar a preparar-se, baixe já os nossos e-books, inscreva-se no MBNE 2023 e cadastre-se já no MBNE Academy:

REFERÊNCIAS

  1. MACHADO, Gabriela et al. NUTRACÊUTICOS: aspectos legais e científicos. Revista Eletrônica de Farmácia, [S.L.], v. 16, p. 1-9, 18 mar. 2019. Universidade Federal de Goias. http://dx.doi.org/10.5216/ref.v16i0.47950.
  2. ABLON, Glynis. Nutraceuticals. Dermatologic Clinics, [S.L.], v. 39, n. 3, p. 417-427, jul. 2021. Elsevier BV. http://dx.doi.org/10.1016/j.det.2021.03.006. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/34053595/.
  3. HECKER, Andrzej et al. The impact of resveratrol on skin wound healing, scarring, and aging. International Wound Journal, [S.L.], v. 19, n. 1, p. 9-28, 5 maio 2021. Wiley. http://dx.doi.org/10.1111/iwj.13601. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC8684849/

Deixe um comentário

Blogs recentes