BLOGS CIENTÍFICOS

Prevenção de Câncer na mulher: mama, ovário e útero

Diferentes tipos de câncer atingem o público feminino, devido às suas características fisiológicas e, atualmente, ao seu estilo de vida moderno. O câncer de mama é considerado o tipo principal que mais acomete mulheres no Brasil. Cerca de 2,1 milhões de casos novos, em todo o mundo, foram estimados em 2018, representando 25% de todos os tipos de cânceres diagnosticados no sexo feminino. Uma pesquisa Vigitel (2018) mostrou que 53,9% das mulheres estão com excesso de peso e 20,7% estão obesas, fatores considerados de risco para desenvolvimento de câncer de mama.

Os fatores relacionados ao desenvolvimento da doença envolvem o envelhecimento (quanto mais idade, maior o risco de ter a doença), a vida reprodutiva da mulher, histórico familiar de câncer de mama, excesso de peso e sedentarismo.

Aproximadamente 16 mil mulheres são diagnosticadas com câncer de colo de útero por ano, considerado o segundo tipo mais frequente nesse público. Um dos principais fatores para o seu desenvolvimento é o contágio pelo vírus HPV. Como é uma doença de desenvolvimento lento, os primeiros exames preventivos devem ser feitos a cada 6 meses, com recomendação de repetição a cada três anos desde que os dois últimos exames tenham sido normais.

O terceiro câncer que pode ser desenvolvido nas mulheres, com menor frequência, é o de ovário. Um tipo silencioso que demora a apresentar sintomas e pode se desenvolver antes de ser detectado. Em torno de 75% dos casos têm o diagnóstico quando a doença já está avançada.

O Ministério da Saúde indica que pelo menos 30% dos casos do câncer na mulher, especialmente o de mama, podem ser evitados por meio de mudanças comportamentais. Dentre essas mudanças, destacam-se a manutenção do peso corporal, equilíbrio na alimentação rica em alimentos de origem vegetal, estar fisicamente ativo e evitar bebidas alcoólicas para obter um menor risco de desenvolver a doença.

O Módulo Saúde da Mulher do MBNE 2020 trará a prevenção do câncer de mama, útero e ovário através de mudanças no estilo de vida, com a Dra. Juliana Geraix.

 

LINKAR COM PROGRAMAÇÃO.

 

REFERÊNCIA

BRASIL. Ministério da Saúde – Câncer de mama: desafios na prevenção. Disponível em: <https://www.saude.gov.br/noticias/agencia-saude/45940-cancer-de-mama-desafios-na-prevencao>. Acesso em: 18 fev. 2020.

CUNHA, G. et al. Rastreamento do câncer de mama: modelo de melhoria do acesso pelo uso de mamógrafos móveis. Rev Panam Salud Publica. 2019; 43.

MIGOWSKI, A. et al. Guidelines for early detection of breast cancer in Brazil. II – New national recommendations, main evidence, and controversies. Cad Saude Publica, v, 34, n. 6, jun. 2018.

BRASIL. INCA – Como as mulheres podem se prevenir do câncer do colo do útero? Disponível em: <https://www.inca.gov.br/perguntas-frequentes/como-mulheres-podem-se-prevenir-cancer-colo-utero>. Acesso em: 19. Fev. 2020.