Atendimento individualizado com a prescrição eficiente de compostos bioativos!

A prescrição de nutracêuticos, suplementos, superfoods e formulações com ativos magistrais é uma estratégia crescente no consultório dos nutricionistas, a fim de potencializar os resultados estéticos do paciente. O mercado magistral e de suplementação vem aprimorando a qualidade e eficácia dos seus produtos e ativos em busca de promover subsídios cada vez mais assertivos na prática clínica.

Como prescritor, o nutricionista necessita buscar atualizações e reconhecimento da grande diversidade de suplementos, nutracêuticos e ativos magistrais disponíveis para incluir em sua rotina clínica. Pensando no equilíbrio IN&OUT, essencial no tratamento de desordens estéticas para melhores resultados, a complementação efetiva com nutracêuticos e extratos naturais é uma estratégia promissora, sendo que alguns merecem destaque pelos diversos benefícios atribuídos a este equilíbrio.

O extrato de laranja Moro é um dos principais ativos utilizados frequentemente na prescrição magistral para gerenciamento de peso e controle de biomarcadores associados à síndrome metabólica. Trata-se de um ativo com alta concentração de antocianinas, especialmente a antocianina específica CG3, além de outros secundários (flavonoides, ácido ascórbico e ácidos hidroxicinâmicos). Estes compostos apresentam potente sinergismo na promoção efetiva da oxidação do tecido adiposo e contribuição para a modelação corporal.

Um outro composto que está inserido na prescrição estética é o extrato de Alcachofra. Um ativo de origem natural, que se destaca pela alta proporção de fitoquímicos, como ácido clorogênico, luteolina-7-glucosídeo e a cinarina, responsáveis por desempenhar seus efeitos benéficos na detoxificação hepática e sistema antioxidante endógeno.

A lipodistrofia ginoide, por sua vez, é uma das principais queixas clínicas, associadas a estética corporal, observadas em atendimento. Por conta disso, um extrato específico para incluir na prescrição e que traz resultados na minimização desta desordem estética, é o melão de Cantaloupe. Sua ação principal se dá pelo alto conteúdo da enzima superóxido dismutase (SOD), além de outros antioxidantes como catalase (CAT) e glutationa peroxidase (GPx). Estes atuam em sinergia para impedir a formação de radicais livres relacionados a fisiopatogenia da lipodistrofia. O extrato também apresenta antioxidantes secundários, como a coenzima Q10, o ácido lipoico e carotenoides específicos.

O Módulo Prescrição de Compostos Bioativos na prática, pertencente à programação científica do MBNE 2019, abordará os principais ativos mais utilizados na prescrição do nutricionista, ressaltando as novidades e atualidades deste segmento a fim de aprimorar e facilitar a sua rotina de consultório ou clínica. As palestras serão ministradas pelo Dr. Marcelo Carvalho e o Dr. Luciano Bruno!

REFERÊNCIAS

 CARILLON, J. et al. Dietary supplementation with a superoxide dismutase-melon concentrate reduces stress, physical and mental fatigue in healthy people: a randomised, double-blind, placebo-controlled trial. Nutrients., Basel, v. 6, n. 6, p. 2348-2359, 2014.

IACOVELLI, P. et al. Clinical evaluation of the protective effect of an antioxidant complex against polymorphic light eruption induced by a photoprovocation test. Dermatological Experiences, Torino, v. 8, n. 2, p. 57-62, 2006.

XUA, J; et al. Luteolin provides neuroprotection in models of traumatic brain injury via the Nrf2–ARE pathway. Free Radical Biology and Medicine, v. 71, p. 186-195, jun. 2014.

CARDILE, V. et al. Clinical evaluation of Moro (Citrus sinensis (L.) Osbeck) orange juice supplementation for the weight management. Nat Prod Res., v. 29, n. 23, p. 2256-60, 2015.