BLOGS CIENTÍFICOS

O uso do chá verde na saúde da pele e prevenção do foto-envelhecimento.

O envelhecimento é um processo natural influenciado por mecanismos intrínsecos (genético e cronológico) e extrínsecos (fotoenvelhecimento causado pela exposição a raios UV, poluentes e tabagismo). Ambos os processos levam a maior produção de espécies reativas de oxigênio (EROs) e estresse oxidativo (EO).

EROs e dano celular

Espécies Reativas de Oxigênio (EROs) são produzidas regularmente no corpo humano nas mitocôndrias durante o processo de respiração. O excesso de EROs interfere diretamente na meia vida celular, visto que ocorre a ativação da via Nrf2 (fator nuclear derivado de eritróide 2), a qual está relacionada com aumento do estresse oxidativo (EO), autofagia e apoptose.

Além disso, pode resultar em danos no DNA celular e em outros componentes como proteínas, carboidratos e lipídios, aumentando o risco de mutações e o desenvolvimento de patologias, como câncer.

As células possuem enzimas antioxidantes capazes de neutralizar o excesso de EROs, como superóxido dismutase (SOD), a catalase (CAT), a glutationa peroxidase (GPx) e a tioredoxina (Trx), entretanto, o desequilíbrio entre antioxidantes e oxidantes pode levar ao EO. Levando esses aspectos em consideração, a inclusão de antioxidantes exógenos favorece a modulação dos níveis de EROs.

Antioxidantes e pele

Fontes naturais de antioxidantes, como frutas, legumes e verduras; contêm polifenóis que estão relacionados com a inibição de reações causadoras de dano ao DNA. Dentro do grupo de polifenóis estão inclusos os flavonóides (catequinas, isoflavonas e antocianinas) e os não flavonóides (ácido fenólico, ácido benzóico, resveratrol, etc.).

Essas substâncias, quando ingeridas de forma adequada, tanto em relação a variedade como em quantidade; podem neutralizar os efeitos maléficos dos radicais livres, sendo importantes aliados importantes no retardo do processo do envelhecimento.

Chá verde e prevenção do envelhecimento cutâneo

O chá verde (Camellia sinensis) é composto por polifenóis, aminoácidos, teanina, proantocianidinas e cafeína. Dentre os polifenóis, as catequinas e os flavonóides são os principais constituintes, atuando também na prevenção de câncer, doenças cardiovasculares, hipercolesterolemias, obesidade, inflamação, doenças neurodegenerativas e envelhecimento.

Segundo a literatura, os polifenóis do chá verde, agem contra os radicais livres, inibem a oxidação de proteínas e aumentam a expressão das enzimas antioxidantes, como SOD e GPx. Essa atuação auxilia indiretamente na ação de metais pesados, como cádmio e chumbo, visto que esses metais reduzem a atividade de antioxidantes endógenos.

Além disso, durante condições de estresse, os genes sofrem alterações que prejudicam o alongamento de sua vida útil e os estudos científicos sugerem que o extrato de chá verde pode prolongar a vida útil de células expostas a raios UVA devido a ação da teanina e do ácido clorogênico em vias metabólicas específicas, colaborando para diminuir o impacto negativo do fotoenvelhecimento.

Módulo Health Skin na Nutrição Estética e Saúde da mulher do MBNE 2022

A saúde da pele envolve múltiplos fatores e sabe-se que a alimentação possui papel fundamental na oferta de nutrientes adequados. Saiba mais sobre Dermoenvelhecimento e Fotoproteção Oral; e Estratégias nutricionais no Skincare com os nutricionistas Dr. Alexandre Aguiar e Dr. Luciano Bruno.

O 7º MBNE acontecerá nos dias 13 e 14 de maio, em São Paulo, e receberá os maiores palestrantes da nutrição estética no país, além das principais marcas de suplementos, nutracêuticos e superfoods durante a Nutri Beauty Expo.

Clique aqui e saiba mais sobre o MBNE 2022.

 

REFERÊNCIAS

MICHALAK, Monika et al. Bioactive compounds for skin health: a review. Nutrients. Polônia, p. 1-31. 12 jan. 2021. Disponível em: https://www.mdpi.com/2072-6643/13/1/203/htm. Acesso em: 23 fev. 2022.

 

PRASANTH, Mani Iyer. A review of the role of green tea (Camellia sinensis) in antiphotoaging, stress resistance, neuroprotection and autophagy. Nutrients. Tailândia, p. 1-24. 23 fev. 2019. Disponível em: https://www.mdpi.com/2072-6643/11/2/474/htm. Acesso em: 23 fev. 2022.

 

RAHMAT, Endang; LEE, Jun; KANG, Youngmin. Javanese Turmeric (Curcuma xanthorrhiza Roxb.): ethnobotany, phytochemistry, biotechnology and pharmacological activities. Hindawi. Coreia, p. 1-15. 12 jun. 2021. Disponível em: https://www.hindawi.com/journals/ecam/2021/9960813/. Acesso em: 25 fev. 2022.