É extremamente comum, atualmente, as pessoas se preocuparem em manter uma boa aparência e com saúde. Por isso, além da alimentação equilibrada e a prática de atividade física regular, outra ferramenta que vem crescendo nos consultórios, para auxiliar nesse bem-estar, é a nutrição Magistral, em que o profissional prescreve fórmulas manipuladas destinadas à suplementação alimentar de maneira individual.

A nutrição Magistral é uma forma de atendimento que busca corrigir carências ou excessos de nutrientes e toxinas no organismo. Em termos de estética, o objetivo dessa estratégia é neutralizar os radicais livres, prevenindo e auxiliando no tratamento de diversas doenças associadas ao envelhecimento, através de ativos específicos. A prescrição é personalizada de acordo com a análise dos hábitos alimentares, estilo de vida, exames complementares, sintomatologia e, se possível, avaliação genética do paciente.

Dentre as desordens estéticas que podem ser beneficiadas com a nutrição Magistral, destacam-se o excesso de gordura corporal, o envelhecimento precoce, as alterações dermatológicos, a lipodistrofia ginoide, a alopecia e as disfunções nas unhas. Para a correta elaboração é necessário que o profissional apresente total conhecimento sobre a farmacocinética, sendo capaz de escolher a melhor combinação entre os princípios ativos e coadjuvantes técnicos, e sua forma de administração.

Dessa forma, esse método de prescrição contribui não só para as alterações estéticas, mas também para a saúde em diversos segmentos, como prevenção de desordens clínicas e metabólicas e auxílio no esporte. A individualização, através da personalização da fórmula com ativos exclusivos, dosagens únicas e combinações de compostos funcionais e nutrientes, é a chave para um atendimento nutricional adequado.

 

REFERÊNCIAS

 

LIMA, L; GOMES, C.E. Alimento ou medicamento? Espécies vegetais frente à legislação brasileira. Rev. bras. Plantas med., Botucatu, v. 16, n. 3, supl. 1, p. 771-782, 2014.

PASCHOAL, V.; et al. Suplementação Funcional Magistral. São Paulo: VP editora, 2009.

PUJOL, A. P. Nutrição Aplica à Estética. Rio de Janeiro: Rubio, 2011.

VIEIRA, S. C. et al. Levantamento de fitoterápicos manipulados em farmácias magistrais de Dourados-MS. Rev. bras. farmacogn., Curitiba, v. 20, n. 1, p. 28-34, Mar. 2010.

 

Frases

  1. #NutricaoEstéticaBrasil. No #BlogCientífico dessa semana, o tema é sobre Nutrição Magistral. Saiba mais sobre esse conceito de atendimento personalizado!
  2. #NutricaoEstéticaBrasil. Nutrição Magistral: um conceito para a prática clínica! Aprimore seu conhecimento, e confira no #BlogCientífico esse grande tema.