O Brasil é um dos maiores consumidores de cosmético, agora, chegou a vez de suplementos e nutracêuticos, conhecidos como nutricosméticos, ganharem de vez seu espaço.
A mulher descobriu o conceito In & Out e, agora, vai investir cada vez mais na beleza de dentro para fora. Para isso, nutricionistas, aliados a suplementos, nutracêuticos, superfoods e estilo de vida, ajudam na conquista de melhores resultados estéticos, mais duradouros e aliados ao bem-estar.
Segundo Gustavo Negrini, diretor da E4 agência, o mercado acordou e percebeu que o grande consumidor de suplementos e nutracêuticos será a mulher nos próximos anos. “O mercado está entendendo o que é o nutricosmético, por conta da nutrição esportiva, tinha um apelo mais masculino, isso era regra nas embalagens e na composição de produtos, agora, mudou, a mulher terá cada vez mais produtos, ela vai dominar o mercado em poucos anos”, afirma Gustavo.
O MERCADO DE CONSUMO
A relação entre saúde e estética funde-se com o aumento da percepção do consumidor frente à qualidade de vida, afirma Halan Assakura, gerente de marketing da Vitafor. “Hoje, além de objetivos relacionados ao aumento de performance, vê-se o nítido incremento do bem-estar em primeiro lugar e o ganho estético como consequência disso tudo. Além da linha esportiva e clínica, a Vitafor possui soluções nutricionais que atendem, também, a quem estabelece estética como prioridade ou até mesmo para quem busca um lifestyle mais saudável”.
COMO SURGIU ESSA TENDÊNCIA?
Desde os anos de 1980, estudos mostram que a prevenção e os tratamentos de algumas doenças estão associados ao consumo de alguns nutrientes, como fibras e cálcios. Nos últimos 20 anos, aumentou o número de pesquisas relacionadas a esses nutrientes e o crescente interesse de profissionais da nutrição, além do consumo da população quanto a esses produtos.
De olho nessa tendência, as indústrias alimentícia, farmacêutica e cosmética enxergaram a importância do estudo do valor nutricional, clínico e estético, agregando valor para essa área em plena ascendência, que é a nutrição estética. A partir daí, o conceito “in & out” – beleza de dentro para fora – e a substituição de tratamentos invasivos, por via oral e com respostas rápidas, tornaram-se tendência mundial.
Para Natália Dourado, nutricionista da Sanavita, empresa pioneira na área de alimentos voltados para a nutrição estética, a categoria de beleza cresceu muito, nos últimos anos, com a família de colágeno hidrolisado devido às evidências científicas baseadas nesse tema.
“Como o colágeno hidrolisado é classificado como alimento, as nutricionistas passaram a interessar-se mais pelo seu uso e seus benefícios oferecidos ao paciente. Por ser a única empresa a comprovar cientificamente o benefício do colágeno para a pele, ganhamos cada vez mais a credibilidade neste ramo de prescrição”, explica. E ainda conta que, hoje, também, existe o aumento na procura de alimentos que continuem com a beleza de dentro para fora. Os consumidores buscam outras alternativas para se sentir, além de mais saudáveis, satisfeitos com a estética também.
BELEZA DE DENTRO PRA FORA
O conceito da Naiak, empresa de suplementos alimentares, é a beleza de dentro para fora. Isso reflete-se nas escolhas dos indivíduos pelos ingredientes e produtos produzidos pela marca, que lançará no mercado, em forma solúvel e prática, o colágeno hidrolisado enriquecido com selênio, vitamina C, zinco e vitamina D, bem como o VMC, um produto com 8 vitaminas, 2 minerais e colágeno hidrolisado voltado à beleza de cabelos, unhas e pele.
“A boa alimentação reflete na qualidade de vida como um todo, e a beleza vem como uma consequência desse cuidado. Temos certeza de que este mercado vai crescer cada vez mais e ganhar destaque com a beleza e vitalidade em todas as fases da vida. Acreditamos que a prescrição desse tipo de produto tende a crescer, pois é a resposta de uma necessidade da sociedade. Com a tecnologia, podemos garantir produtos cada vez mais eficientes e eficazes”, é o que diz Romy Milagres Tokarski Gaya, diretora da Naiak, empresa do grupo RKT.