Publicação do Conselho Federal de Nutricionistas ampliou para 34 o número de áreas de atuação e especialidades profissionais dos nutricionistas brasileiros

No dia 4 de maio de 2021, o Conselho Federal de Nutricionistas (CFN) publicou a Resolução Nº 689, que define as 34 especialidades da profissão. Entre elas, estão a nutrição em estética e saúde da mulher. A ação é mais um avanço na ampliação do rol de atuação dos profissionais nutricionistas, com finalidade acadêmica e profissional.

O documento regulamenta o reconhecimento de especialidades em Nutrição e os procedimentos de registro, no âmbito do Sistema CFN/CRN, de títulos de especialista de nutricionistas. Os avanços das pesquisas científicas no âmbito da nutrição estética e o aumento expressivo do mercado da nutrição voltado para a beleza e saúde feminina foram fatores determinantes para a sua inclusão na nova resolução.

Nutrição estética e saúde da mulher

A nutrição estética é um campo relativamente novo na área da saúde, cuja implementação do cuidado nutricional – com auxílio da dietética e da dietoterapia – associado à prevenção de doenças crônicas, também abrange resultados estéticos requisitados pelas pacientes. As mulheres possuem peculiaridades que demandam atenção diferenciada no cuidado com a saúde. Com o aumento da expectativa de vida das brasileiras, hoje estimada em 80 anos, cada vez mais mulheres apresentam mudanças neurobiológicas que podem comprometer seu bem-estar.

A nutrição estética é fundamental para a saúde integrada da mulher em todas as fases da sua vida.

Esse fator torna o acompanhamento profissional do nutricionista extremamente necessário para a manutenção da qualidade de vida. A promoção da alimentação saudável e a manutenção do peso adequado são fundamentais para promover saúde e bem-estar durante toda a vida da mulher. Nesse contexto, o nutricionista pode realizar intervenções utilizando a prescrição dietética individualizada, de nutracêuticos e suplementos, recurso que contribui tanto para a saúde da mulher, quanto para sua beleza.

Especialidades reconhecidas pelo CFN

Além da nutrição em estética e saúde da mulher, outras 32 áreas fazem parte da lista de especialidades reconhecidas pelo Sistema CFN/CRN. Leia a Resolução Nº 689 na íntegra e conheça cada uma delas aqui.

Meeting Brasileiro de Nutrição Estética

Congresso pioneiro na área da nutrição estética e saúde da mulher no Brasil, o 7° Meeting Brasileiro de Nutrição Estética (MBNE) estará de volta à cidade de São Paulo entre os dias 13 e 14 de maio de 2022. O evento reunirá grandes profissionais da saúde e as principais marcas da indústria para incentivar e enriquecer a atuação clínica na nutrição estética no país. O objetivo do congresso é atualizar o debate científico sobre os pilares da nutrição estética e saúde da mulher, além de apresentar o que há de mais moderno no segmento e as principais tendências em nutracêuticos, suplementos e superfoods para a prescrição dos nutricionistas.

Clique aqui e saiba mais sobre o MBNE 2022.