BLOGS CIENTÍFICOS

Nível nutricional na mulher adulta: estratégias comportamentais.

Nivel nutricional na mulher adulta

O conceito de nutrição comportamental vem ganhando espaço na rotina dos atendimentos que visam a mudança do estilo de vida. A abordagem dentro da área comportamental é elaborada com profissionais que lidam com pacientes resistentes e que apresentam uma maior dificuldade de aderirem à prescrição. É por isso que, avaliar o nível nutricional do paciente antes de começar qualquer tipo de intervenção é fundamental para entender o quanto ele estará disposto a mudar e o quanto se dedicará a todas as orientações dada pelo profissional.

Diferentes ferramentas podem ser adaptadas para modular as estratégias comportamentais na prática clínica. As consultas são diferenciadas das tradicionais, sendo conduzidas por sessões de terapia com tratamentos personalizados para a reeducação alimentar, focando não apenas na qualidade da alimentação, mas também na relação do paciente com a comida em todas as esferas biopsicossociais.

Uma técnica que pode ser utilizada em atendimento nutricional é a Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC). Essa se baseia em um conceito que trabalha o pensamento das pessoas e como eles afetam o que elas sentem e fazem. De uma forma funcional, essa terapia auxilia no resgate de comportamento em relação ao ambiente, modificando as crenças disfuncionais sobre a alimentação.

A TCC acontece por meio de técnicas entre o terapeuta e paciente capazes de identificar problemas relacionados ao excesso de peso e buscar possíveis soluções e estratégias que possibilitem a mudança de comportamento. As intervenções utilizam tratamentos de curto prazo (média de 12 semanas). A manutenção da perda de peso adquirida parece manter-se apenas com a continuidade do tratamento, de acordo com dados da ABESO (2012).

A vida conturbada de tarefas da mulher adulta faz com que a aplicação da TCC seja uma estratégia extremamente efetiva. Com múltiplas atividades no dia a dia, esse público necessita de um cuidado redobrado em relação ao seu comportamento alimentar.

O Módulo Nutrição Comportamental do MBNE 2020 iniciará com a Dra. Deilyz González abordando sobre as estratégias comportamentais associadas ao plano alimentar, com objetivo de avaliar o nível nutricional da mulher a fim de traçar as condutas mais assertivas na prática clínica.

 

REFERÊNCIAS 

SEGAL, A. Estratégias Comportamentais no Tratamento do Obeso com Compulsão Alimentar. 16 – ABESO 57 – junho 2012.