Como empreender em um negócio de sucesso dentro da Nutrição Estética? Mulheres renomadas na área compartilharão sua trajetória profissional em um Talk Show sobre o tema dentro do MBNE 2020, abordando os desafios e os resultados bem-sucedidos ao longo de sua carreira.
Os estudos brasileiros associados ao empreendedorismo feminino se destacam na pesquisa de Machado et al. (2003) como pioneira. Ela foi realizada com 90 mulheres empreendedoras no Brasil, França e Canadá, que avaliou elementos como possibilidade de conciliação entre trabalho e família e a busca por satisfação profissional. Observou-se, com esse e outros estudos avaliados, que as empreendedoras estudadas iniciaram seus negócios ou tiveram a intenção de criá-los em fases jovens, utilizando-se do conhecimento adquirido ou na experiência dos familiares.
Mais recentemente, um estudo feito por Lumertz e Venzke (2017) realizou uma análise descritiva do perfil de nutricionistas empresários, com objetivo de desenvolver as instituições de ensino com elementos para abordar o empreendedorismo na formação profissional. Identificaram-se um perfil de nutricionistas empresários em sua maioria mulheres, com idades entre 20 e 40 anos. A área de alimentação coletiva era a de maior atuação, na qual os participantes se demonstraram satisfeitos com seus negócios, apesar de estarem frequentemente em busca de atualizações e formações complementares nas áreas de liderança, gestão e finanças.
Os resultados da pesquisa mostraram o perfil dos profissionais entrevistados, sendo que 73,6% encontra-se na faixa etária entre 20 e 40 anos e o gênero predominante pertence ao sexo feminino representando 94,7% da amostra. Destaca-se o alto número de mulheres participantes da população economicamente ativa, cenário que eleva a preocupação a respeito do empreendedorismo feminino.
O Módulo Inovação & Empreendedorismo do MBNE traz mulheres com visões inovadoras e bem-sucedidas em suas áreas de atuação, como as Dras. Roberta Carbonari, Sheila Mustáfa e Aline Schneider.
REFERÊNCIA
LUMERTZ, C; VENZKE, J. Empreendedorismo em nutrição: estudo observacional do perfil do nutricionista atuante no mercado empreendedor. Iniciação – Revista de Iniciação Científica, Tecnológica e Artística Edição Temática em Gestão, Internacionalização e Desenvolvimento Vol. 6 no 6 – setembro de 2017, São Paulo: Centro Universitário Senac ISSN 2179-474X.
MACHADO, H. V. et al. O processo de criação de empresas por Mulheres. RAE eletrônica, v. 2, n. 2, p. 1-22, jul/dez, 2003.