A síndrome da desarmonia corporal (SDC) é caracterizada por um conjunto de alterações estéticas e inclui a presença de fidroedema geloide (FEG), adosidade localizada, aumento da gordura corporal total e flacidez muscular. Estas disfunções frequentemente estão associadas e, por isso, os tratamentos estéticos devem considera-las conjuntamente, a fim de promover ou manter a harmonia do corpo.
Para o tratamento adequado da SDC é necessário considerar seu aspecto multifatorial e a individualidade biológica do paciente, como também, o trabalho de uma equipe multiprofissional capacitada.
A fisioterapia Dermato – Funcional tem o papel de atuar na prevenção e recuperação do sistema tegumentar, tratando as disfunções metabólicas endócrinas, dermatológica e circulatória, visando à recuperação estética corporal e funcional. A dietoterapia dentro deste contexto tem como objetivo a redução do tecido adiposo pelo déficit calórico, regulação do trânsito intestinal e a diminuição da retenção hídrica. Além disso, a prática de atividade física para hipertrofia muscular e a intervenção médica cirúrgica e/ ou medicamentosa faz se necessária e possui grande importância.
É de conhecimento geral que nos últimos anos houve um aumento significativo pela procura de clinicas estéticas especializadas para realizar tais intervenções. Um estudo (MACHADO, 2011) analisou os efeitos de ultrassom terapêutico e da eletrolipoforese para o tratamento da SDC e esse se mostrou mais eficaz na melhora do aspecto do FEG bem como da satisfação pessoal dos voluntários.
Ainda, ressalta-se que a síndrome da desarmonia corporal é um problema considerado diretamente ligado à autoestima principalmente das mulheres, por isso percebe-se a necessidade de tratamentos eficazes para essa etiologia. A nutrição estética mostra-se uma área promissora frente a isso, pois, cada vez mais pessoas procuram por este tipo de tratamento visando além da saúde, à questão da beleza e do cuidado In&Out.
A associação entre o manejo nutricional adequado e o tratamento estético é inovador e deve ser cada vez mais estimulado. Duarte (2018), em sua pesquisa com 10 mulheres entre 25 e 45 anos submetidas à drenagem linfática e manthus e, orientações nutricionais mais um cardápio individualizado baseado na pirâmide alimentar adaptada para a população Brasileira, tiveram uma redução maior de medidas em comparação com as mulheres que mantiveram seus hábitos alimentares.
A inclusão de compostos bioativos dos alimentos como, polifenóis, flavonoides, estilbenos e carotenoides, na conduta nutricional aumentam os processos de detoxificação e eliminação de toxinas responsáveis pelo quadro inflamatório do paciente. Por tanto, é fundamental que o nutricionista seja capacitado para tratar as desordens estéticas sem que haja comprometimento do estado nutricional do individuo.
A Dra. Eliane Tagliari abordará em sua palestra do Módulo Pro-Aging do MBNE 2020 os manejos utilizados para o tratamento da flacidez, celulite e gordura localizada, a fim de promover e manter a harmonia corporal.
REFERÊNCIA
DAVID, R. B; PAULA, R. F; SCHNEIDER, A. P. Lipodistrofia ginóide: conceito, etiopatogenia e manejo nutricional. Revista Brasileira de Nutrição Clínica. Porto Alegre, 2011; 26 (3): 202 – 6.
DUARTE, ERIKA AKEMI SHIBAYAMA. TRATAMENTO ESTÉTICO: IMPACTO DA PRESCRIÇÃO NUTRICIONAL NOS RESULTADOS. Revista Brasileira de Obesidade, Nutrição e Emagrecimento, São Paulo, v. 12, n. 71, p.329-335, maio 2018.
IDE, B; Hipertrofia muscular esquelética humana induzida pelo exercício físico. Revista Ciências em Saúde, Campinas, v. 1, n. 2, p.1-10, set. 2011. Disponível em: https://www.researchgate.net/profile/Bernardo_Ide/publication/216222725_Exercise- induced_human_skeletal_muscle_hypertrophy/links/09e4150d71d44bfb78000000.pdf. Acesso em: 5 mar. 2020.
MACHADO, G. C. et al; Análise dos efeitos do ultrassom terapêutico e da eletrolipoforese nas alterações decorrentes do fibroedema geloide, 2011. < http://www.scielo.br/pdf/fm/v24n3/12.pdf> Acesso em: 05 mar. 2020.
KLEIN, P. N. Nutrição na Prevenção e no Tratamento da Celulite. Instituto Itesa: São Paulo, 2012. Disponível em: http://www.redentor.inf.br/arquivos/pos/publicacoes/17052012Microsoft%20Word%2 0-%20Tcc%20Priscila%20Pronto.pdf. Acesso em: 05 mar. 2020.
SILVA J.G.M; Fisioterapia no tratamento das disfunções estéticas corporais – revisão de literatura. Manual Therapy, Posturology & Rehabilitation Journal. 2014; 12: 979-1012.