BLOGS CIENTÍFICOS

Hormônio & Mulher

Os hormônios sexuais afetam significativamente a vida das mulheres, em diferentes fases. Ao longo dos estágios fisiológicos, da menarca à menopausa e todos os intermediários, o público feminino passa por flutuações nos níveis de progesterona e estradiol, entre outros hormônios.

Tais flutuações podem afetar o funcionamento adequado do corpo, incluindo o sistema nervoso central (SNC). A testosterona é um hormônio que possui ações fisiológicas mediadas diretamente ou via aromatização ao estradiol em todo o corpo, sendo encontrada em menor concentração nas mulheres. A principal indicação para prescrição de testosterona no público feminino se dá pela presença de sintomas que afetam sua qualidade de vida, sobretudo, em períodos específicos. Ensaios clínicos sugerem que a testosterona exógena pode melhorar o desempenho cognitivo e melhorar a saúde músculo-esquelética em mulheres na pós-menopausa.

Além disso, os parâmetros hormonais nas mulheres também afetam significativamente a estética corporal. Os níveis de estrogênio, quando em excesso, provocam disfunções no metabolismo que desenvolvem ou agravam os sinais da lipodistrofia ginoide, potencializando os nódulos de gordura subcutâneos. Além disso, alguns períodos do ciclo feminino aceleram o aparecimento da celulite, como o período pré-menstrual.

Os ajustes na alimentação integrados com a suplementação e com um estilo de vida ativo tornam-se fundamentais no tratamento holístico da paciente mulher, especialmente se ela apresentar alterações hormonais que desencadeiam esses incômodos. O Módulo Hormônio & Mulher reúne dois assuntos associados à saúde hormonal da mulher: efeito androgênico da testosterona na estética e saúde, com a Dra. Lucyanna Kalluf e o desequilíbrio hormonal na lipodistrofia Ginoide, com a Dra. Luisa Wolpe.

 

REFERÊNCIA

 NAVARRO-PARDO, E. et al. Sex Hormones and Healthy Psychological Aging in Women. Front Aging Neurosci., v. 9, n. 439, 2017.

 HORSTMAN, A. et al. The Role of Androgens and Estrogens on Healthy Aging and Longevity. J Gerontol A Biol Sci Med Sci., v. 67, n. 11, p. 1140-1152, nov. 2012.

Open chat
Olá 👋
Como posso ajudar?