BLOGS CIENTÍFICOS

Food First: comida de verdade.

A escolha de uma alimentação natural e equilibrada está se modificando no cotidiano atual das pessoas. O alimento vem sendo substituído por produtos ultraprocessados, prontos para consumo e com baixa qualidade nutricional, mas que atendem à falta de tempo em meio à rotina moderna. Além disso, observa-se uma crescente tendência em se escolher suplementos e cápsulas como substitutos de uma refeição.

O alimento, como fonte de nutrientes que o corpo necessita diariamente, deve ser prioridade em qualquer tipo de intervenção dietética. Uma combinação estratégica de fontes naturais, de acordo com as necessidades individuais de cada paciente, é o ponto chave para se alcançar bons resultados.

Nutrindo o corpo, a mente e coração

Sabor, textura, lembrança, preferência. Todos esses fatores influenciam nas escolhas alimentares, sejam elas equilibradas ou não. Comer é um ato maior do que apenas nutrir fisiologicamente o corpo, mas que envolve também a saúde emocional.

Planejamento é essencial

Optar por comida de verdade é um processo que estimula planejamento e organização da rotina. O nutricionista, como influenciador direto das escolhas individuais de cada paciente, tem como papel adequar o estilo de vida baseando-se em alimentação, como primeiro passo. A suplementação, como próprio nome diz, é para complementar quando necessário.

A importância do nutricionista

Resgatar a simplicidade de comer com equilíbrio comida de verdade e não substituir refeições por encapsulados ou produtos pouco nutritivos, apenas em situações específicas e avaliadas por nutricionista capacitado, é o principal manejo a ser modulado na nutrição atual, que está se perdendo no conceito de alimento/saúde.