Problemas de pele e infecções no trato urinário figuram como as principais queixas das mulheres nos consultórios. Alguns alimentos, quando incorporados à dieta em forma de suplementos, podem ajudar a amenizar os sintomas e promover mais qualidade de vida às pacientes. Confira-os:

 #CanelaNaEstética

Um estudo in vitro avaliou os efeitos da atividade antibacteriana do extrato etanólico de canela em pau e mel e seu uso combinado contra bactérias causadoras de acne, P. acnes e S. epidermidis. Os autores observaram que a canela e o mel, quando combinados, agiram de forma sinérgica na redução do crescimento bacteriano em razão de seus componentes anti-inflamatórios e antibacterianos.

#CarotenoidesNaEstética

Teo et al. (2015) avaliaram a eficácia de um suplemento oral à base de carotenoides como tratamento adjuvante para melasma. Nesse estudo duplo-cego e randomizado, indivíduos (n=44) foram divididos em grupo placebo e grupo que recebeu o suplemento. Após 84 dias de experimento, os indivíduos que consumiram os carotenoides mostraram uma redução significativa das manchas de pele, bem como do eritema facial.

Os betacarotenos possuem fator de proteção solar inferior aos protetores solares, além de levarem mais tempo para exercerem efeitos protetores na pele. No entanto, quando utilizados como suplementos orais, esses micronutrientes são capazes de aumentar a defesa dérmica basal da pele contra os raios solares UV, assim, contribuindo para proteção em longo prazo, com manutenção da saúde e beleza da pele por mais tempo.

 #CranberryNaEstética

Uma metanálise avaliou o efeito de cranberry na redução do risco de infecções urinárias de repetição em mulheres saudáveis. Os resultados encontrados na análise bibliográfica mostraram que, em 7 ensaios clínicos randomizados, feitos com 1.498 participantes, o fruto contribuiu para a redução do risco de infecções no trato urinário de repetição em 26% da amostra feminina.

A nutrição com foco em resultados estéticos tem mostrado cada vez mais o poder de atuação dos alimentos e nutracêuticos sobre problemas característicos da saúde feminina. Inscreva-se no MBNE2019 e atualize-se com os mais renomados profissionais da área!

 

REFERÊNCIAS

JULIANTI, E. et al. Antibacterial activity of ethanolic extract of cinnamon bark, honey, and their combination effects against acne-causing bacteria. Scientia pharmaceutica, v. 85, n. 2, abr. 2017.

TEO, W.L. et al. Double blind placebo controlled trial to evaluate of the effectiveness of a dietary. Journal of Pigmentary Disorders, v. 2, n. 2. 2015.

ZHUXUAN, F. et al. Cranberry reduces the risk of urinary tract infection recurrence in otherwise healthy women: a systematic review and meta-analysis. The Journal of Nutrition, v. 147, n. 12, p. 2282-8, dez. 2017.