A Síndrome da Desarmonia Corporal (SDC) é o conjunto de alterações estéticas corporais que pode envolver flacidez, celulite, gordura localizada, estria e edema. A prevalência é maior em mulheres devido a fatores hormonais envolvidos, mas também sofre influência de genética, idade e estilo de vida.
Flacidez
A flacidez cutânea pode ser decorrente do processo de envelhecimento, ao passo que ocorre aumento do estresse oxidativo e degradação de elastina e colágeno. Mas também pode acometer mulheres que passaram por grandes processos de emagrecimento, como é o caso de pacientes submetidos a cirurgia bariátrica.
A literatura relata que, devido ao crescimento da procura pelo procedimento cirúrgico, cada vez mais inovações técnicas têm sido propostas para alcançar melhores resultados para o contorno corporal.
No estudo conduzido por Gallo et al (2019), foi avaliada a composição da pele de 32 pacientes que foram alocados em 3 grupos: obesos mórbidos, grande emagrecimento sem cirurgia e pós-cirurgia bariátrica. Um aumento de marcadores inflamatórios em todos os grupos e diminuição da expressão do colágeno foi observado no grupo pós-bariátrico, concluindo que a lesão inflamatória permanece ativa na pele e provoca mudanças estruturais, com repercussões clínicas e físicas.
Gordura localizada
A gordura localizada é o crescimento anormal de células adiposas uniloculares que ocorre no tecido adiposo conjuntivo causada pelo desequilíbrio entre a ingestão e o gasto energético. Nas mulheres, esse acometimento afeta principalmente quadril, oblíquos, abdome e coxas.
Lipodistrofia ginóide
A lipodistrofia ginóide, popularmente conhecida como celulite, é uma degeneração fibromatosa do tecido conjuntivo que afeta 85-98% das mulheres de todas as etnias após o início da puberdade, tendo então o fator hormonal importante participação na patogenia.
Pode ocorrer em qualquer parte do corpo que tenha tecido adiposo e as regiões mais suscetíveis são superior e posterior das coxas; e nádegas.
Inicia-se com distúrbios da microcirculação e disfunção dos vasos sanguíneos e linfáticos, aumentando sua permeabilidade e, consequentemente, prejuízos no fornecimento de nutrientes para as células.
Em ambas as condições citadas acima, a alimentação está diretamente envolvida, tanto no aspecto quantitativo, como no qualitativo. A oferta de compostos bioativos com ação anti-inflamatória e antioxidante podem colaborar com a melhora e evolução do tratamento.
Módulo Emagrecimento e Nutrição Avançada na Nutrição Estética e Saúde da mulher do MBNE 2022
O manejo nutricional adequado é essencial para o sucesso do tratamento das condições que envolvem a Síndrome de Desarmonia Corporal, como flacidez, celulite e gordura localizada. Esse assunto será abordado no MBNE com a nutricionista Dra. Eliane Taglliari.
O 7º MBNE acontecerá nos dias 13 e 14 de maio, em São Paulo, e receberá os maiores palestrantes da nutrição estética no país, além das principais marcas de suplementos, nutracêuticos e superfoods durante a Nutri Beauty Expo.
Clique aqui e saiba mais sobre o MBNE 2022.
REFERÊNCIAS
PILCH, Wanda et al. The Impact of Vibration Therapy Interventions on Skin Condition and Skin Temperature Changes in Young Women with Lipodystrophy: a pilot study. Evid Alternat Med. Cracóvia, p. 1-22. 29 maio 2019. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC6560364/. Acesso em: 08 mar. 2022.
GALLO, José Renato B. et al. Skin Protein Profile after Major Weight Loss and Its Role in Body Contouring Surgery. Plastic And Reconstructive Surgery Global Open. São José do Rio Preto, p. 1-24. ago. 2019. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC6756662/. Acesso em: 08 mar. 2022.
MEYER, Patrícia Froes et al. Analysis of the Effects of Cryofrequency on Localized Fat. The Journal Of Clinical And Aesthetic Dermatology. Rio Grande do Norte, p. 1-14. jul. 2020. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC7492019/. Acesso em: 08 mar. 2022.