A rotina da mulher é carregada de multitarefas que podem comprometer o seu estado emocional e a sua saúde cognitiva. Esse público também possui uma série de fatores fisiológicos que interferem no equilíbrio corporal, com destaque às mudanças hormonais e altas situações de estresses que aumentam a suscetibilidade a um número maior de patologias e transtornos como o da ansiedade e depressão.
Cerca de 5% das mulheres do mundo sofrem com depressão. Um estudo brasileiro que avaliou 1.958 mulheres por um questionário validado, pontuou 387 das participantes como positivas para depressão, o que corresponde a uma prevalência de 19,7%. A capacidade mental das mulheres associada à sua maior sensibilidade emocional podem ser fatores envolvidos o agravo de transtornos como o de depressão.
Os manejos para se modular as funções cerebrais em meio a tanta informação na vida moderna são necessários no atendimento da mulher, por meio da alimentação, suplementação e mudanças no estilo de vida como um todo. Um dos princípios estudados e que vem crescendo na rotina de alguns profissionais de saúde é o do Neurohacking. Caracterizada como uma ciência, Neurohacking busca elevar o potencial da mente, do cérebro e do corpo humano em meio à uma alta capacidade de consciência e experiências, visando o equilíbrio entre o desenvolvimento cognitivo e do bem-estar emocional. É uma técnica que se destaca pela otimização da consciência e da performance mental.
Além disso, uma das etapas de um atendimento com Neurohacking e com foco em melhora da conexão cerebral e modulação emocional é o uso de neurocêuticos, que são suplementos compostos por substâncias capazes de potencializar a performance cognitiva.
O Módulo Brain Conection do MBNE traz dois profissionais experts na neurociência. O Dr. Rodrigo Duprat trará as estratégias de Neurohacking para a performance cerebral na mulher por meio da nutrição, seguido pela Dra. Rita Castro acordando sobre os neurocêuticos associados ao equilíbrio emocional feminino.
REFERÊNCIA
GONÇALVEZ, A. et al. Prevalência de depressão e fatores associados em mulheres atendidas pela Estratégia de Saúde da Família. J Bras Psiquiatr., v. 67, n. 1, p. 101-9, 2018.
O que é neurohacking e ele pode realmente religar seu cérebro?What is neurohacking and can it actually rewire your brain? Disponível em: < https://www.mic.com/p/what-is-neurohacking-can-it-actually-rewire-your-brain-18496733>. Acesso em: 04 mar. 2020.