Beleza Sustentável: os desafios do profissional da Nutrição Estética.

Cada vez mais a Nutrição Estética tem se mostrado preocupada com a noção de sustentabilidade, tanto nos efeitos a longo prazo dos tratamentos no organismo, quanto no uso dos recursos naturais de forma consciente.

A preocupação dos profissionais em trazer a ciência da nutrição para implementar estratégias que atendam às necessidades estéticas dos pacientes se mostra cada vez maior, à medida que tratamentos tecnológicos, duradouros e menos invasivos estão disponíveis no mercado. Ao mesmo tempo, a procura por alimentos e substâncias naturais e a exploração de suas capacidades funcionais tem recebido mais atenção. Assim, o nutricionista que atua na área estética tem sentido os desafios que permeiam os três pilares da Beleza Sustentável – isto é, os desafios de se manter neste setor, de proporcionar durabilidade aos resultados e de alinhar a prescrição a práticas sustentáveis.

Ao mesmo tempo, a evolução do consumidor nesse mercado tem alterado a forma do profissional oferecer o serviço. O consumidor consciente tem buscado a sustentabilidade, sinalizando importar-se com o próprio bem-estar, mas também com a qualidade dos produtos e destinação de materiais após o uso. Embora incialmente aplicado às indústrias, o conceito de sustentabilidade ampliou-se para todas as áreas da sociedade. Surge então, uma nova maneira de cuidar da aparência, da saúde e também do meio ambiente.

Especificamente, a Beleza Sustentável permite ao nutricionista compreender as características fisiológicas e dietéticas que resultam em desordens estéticas; adotar estratégias nutricionais que se mantêm a longo prazo no paciente; e, finalmente, utilizar produtos eficientes, com resultados clínicos comprovados e elaborados de maneira equilibrada.

Diante disso, o Módulo Beleza Sustentável, ministrado pela Dra. Paula Gandin e a Dra. Claudia Torquato,  trará uma discussão científica associando as estratégias para manter o atendimento em nutrição estética; os resultados estéticos a longo prazo através da modulação nutricional e a importância da prescrição que visa a sustentabilidade ambiental, os três pilares fundamentais da beleza sustentável.

REFERÊNCIAS

 SEBRAE. Beleza Sustentável: um novo conceito para negócios. 2016. Sustentabilidade – Boletim de tendências. [Internet]. Disponível:

https://sustentabilidade.sebrae.com.br/Sustentabilidade/Para%20sua%20empresa/Publica%C3%A7%C3%B5es/2016_04_BELEZA-SUSTENT%C3%81VEL.pdf. Acesso em: 18 dez. 2018.