Hoje, em um momento em que se fala tanto sobre atenção multidisciplinar, o nutricionista precisa atentar para áreas complementares à sua intervenção e compreender o que o paciente busca aos cuidados integrais do corpo, sobretudo em relação à estética, um mercado em expansão no Brasil e no mundo.

Conforme pesquisa da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC), de 2019, que determina as tendências para o mercado de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos, algumas mudanças importantes passam a compor o cenário e a impor novas necessidades ao segmento. Questões como sustentabilidade, personalização, valor social, tecnologia e transparência são alguns dos pontos determinantes na hora da escolha de um produto.

Segundo a pesquisa, o principal público que determina os rumos desse mercado são os Millennials, ou a Geração Y, pessoas nascidas entre 1980 e meados de 1990 e que representam quase 25% da população mundial, com potencial de consumo de até R$ 75 bilhões, em 2019.

 

A busca por produtos com ingredientes de origem natural nesse mercado, aumenta cada vez mais, cujo segmento apresenta um crescimento anual estimado entre 8% e 25% no mundo todo. A onda da procura por produtos formulados com ingredientes naturais, o que já chegou a ser cogitado como uma tendência passageira, refuta essa hipótese e mostra-se mais forte ao longo do tempo, graças à demanda crescente de consumidores.

Entre as tendências desse mercado de produtos de beleza naturais, a ideia vai além de pensar nos ingredientes – segurança e pureza -, mas envolve também a embalagem e a clareza da comunicação sobre os benefícios. Segundo a pesquisa, 75% dos Millennials – que são o principal púbico consumidor desse nicho – procuram produtos de higiene, perfumaria e cosmética que tenham, explicitamente, preocupação e compromisso sustentável, o que desafia o mercado a levar essa questão a sério.

A relação entre marca e consumidor está mudando, o que significa que apenas comercializar um produto não é mais suficiente. As marcas, mais do que nunca, precisam ter personalidade e defender propósitos alinhados às crenças dos consumidores. Mais que uma tendência, essa já é uma realidade mundial.

 

Que os cosméticos naturais, orgânicos e veganos estão conquistando cada vez mais o mercado brasileiro e mundial, não é novidade e, alinhados a essa realidade, pelo segundo ano consecutivo, o Espaço Natural Cosmetic, que acontece durante o MBNE 2020, é exclusivamente reservado a marcas que trazem essa tendência e as novidades para aquecer ainda mais o segmento de beleza natural. Apresentando aos congressistas o que há de mais inovador para ampliar sua prática clínica, bem como a possibilidade para que os lojistas diversifiquem seu mix de produtos em cosmética natural.

 

Inscreva-se e venha conhecer as novidades do Espaço Natural Cosmetic!

 

Fonte: ABIHPEC