O nutricionista é um profissional capacitado para solicitar exames laboratoriais que sejam plausíveis na sua investigação clínica e essenciais para auxiliar no diagnóstico nutricional do paciente. A Lei nº 8.234/1991 aborda a regulamentação da profissão e determina no artigo 4º sobre a atribuição do nutricionista em relação à solicitação de exames laboratoriais. O inciso VIII diz que o profissional pode pedir exames laboratoriais necessários ao acompanhamento dietoterápico, desde que relacionados com alimentação e nutrição humanas para avaliação, prescrição e evolução nutricional do paciente.

Exames laboratoriais nas desordens estéticas

Embora muitos sinais e sintomas sejam relevantes para definição de condutas nutricionais, os exames laboratoriais complementam com precisão a conduta clínica terapêutica diante de uma queixa estética, tornando mais fácil e assertiva.

Além disso, a avaliação laboratorial pode ser utilizada para o monitoramento do tratamento, da adesão dos cuidados nutricionais estéticos e ainda ser um critério decisivo para submeter ou não o paciente a um procedimento.

Tendo em vista que a fisiopatologia da acne engloba fatores hormonais, é importante avaliar marcadores como testosterona e frações; di-hidrotestosterona (DHT) e globulina ligadora de hormônios sexuais (SHBG). Ao passo que, levando em consideração que a inflamação pode desencadear a piora do melasma; ferritina, homocisteína e capacidade total antioxidante tornam-se imprescindíveis para o acompanhamento adequado.

Valores de referência de exames laboratoriais

Os valores de referência são definidos a partir de evidências científicas baseadas em estudos populacionais com características semelhantes, como gênero e idade. Entretanto, nem sempre esses valores são considerados ideais, visto que, muitos estudos de coorte determinam números muito distintos.

Por essa razão, é importante que a interpretação dos exames laboratoriais seja feita com base em referências de estudos realizados em populações parecidas com o dos indivíduos com desordens estéticas, além de sexo e faixa etária.

Módulo In & Out na Nutrição Estética e Saúde da mulher do MBNE 2022

A interpretação correta de exames laboratoriais pode otimizar a definição de estratégias nutricionais específicas para as desordens estéticas. Saiba como interpretar marcadores de forma assertiva para aprimorar sua prática clínica na área da Nutrição Estética com a nutricionista Dra. Luisa Wolpe.

O 7º MBNE acontecerá nos dias 13 e 14 de maio, em São Paulo, e receberá os maiores palestrantes da nutrição estética no país, além das principais marcas de suplementos, nutracêuticos e superfoods durante a Nutri Beauty Expo.

Clique aqui e saiba mais sobre o MBNE 2022.

 

REFERÊNCIAS

SIMAS, Luisa Amábile Wolpe; GRANZOTI, Rodrigo Otávio Chybior. Interpretação de exames laboratoriais na nutrição e na estética. 1. ed. Curitiba: Curitiba, 2021. p. 13-15.