A Moringa oleifera é uma árvore encontrada principalmente no Oriente Médio e em países africanos e tem-se tornado uma “queridinha” em países do ocidente. Suas folhas são ricas em proteínas, betacaroteno e outros compostos bioativos; e suas sementes, ricas em ácidos graxos (70% de ácido oleico), sendo que seu óleo pode ser um bom substituto do azeite. Suas folhas apresentam muitos fitoquímicos de atividade farmacológica: polifenóis, ácidos fenólicos (ácido cafeico, ácido elágico, ácido clorogênico e ácido gálico), flavonoides, alcaloides e glicosinolatos (da família das brássicas).

Seu consumo é capaz de reduzir o processo inflamatório graças à inibição da expressão do NF-kB, molécula essencial para a produção de citocinas inflamatórias, como interleucina (IL)-1β, IL-6 e TNF-α. Seu efeito hipoglicemiante se dá pela presença de terpenoides, substâncias capazes de estimular as células β e aumentar a secreção de insulina. Além disso, o extrato de moringa é associado a uma redução do ganho de peso, redução de triacilglicerol, colesterol total e LDL-c e a um aumento das concentrações de HDL-c. Também é associada a uma melhora do perfil da microbiota intestinal, colaborando com o aumento dos gêneros Bifidobacteria e Lactobacillus.

Alguns estudos in vitro e in vivo também associam a administração de moringa à redução da tumorigênese devido à redução do processo inflamatório, dos danos ao DNA e do estresse oxidativo. Vale ressaltar que ainda são necessários mais estudos para esclarecer possíveis mecanismos de ação. A moringa pode ser consumida in natura, em saladas ou em sucos, bem como na forma de pó ou extrato e infusão.

 

Referências

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