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Evolução dos Nutricosméticos no Brasil: uma visão prática!

O mercado de nutricosméticos cresce cada vez mais em busca de garantir maiores resultados na prescrição de profissionais da saúde

O mercado de nutricosméticos é dinâmico e vem crescendo de forma acelerada. Mas qual o conceito de Nutricosméticos? Com o objetivo em promover a beleza e estética de forma saudável, os nutricosméticos, geralmente desenvolvidos em forma de cápsulas, pastilhas, sucos ou chocolates, exibem como diferencial a administração via oral, e não tópica, assim, garantindo a oferta de aminoácidos, vitaminas, proteínas e compostos bioativos em quantidades satisfatórias e adequadas para atender aos benefícios esperados. Dentre os principais apelos associados ao uso contínuo, evidenciam-se aqueles que produzem efeitos variados na estética corporal e nutrimodelação, como ações antienvelhecimento, antioxidante, antiqueda capilar, anti-inflamatória (quanto a doenças associadas à pele, às unhas e aos cabelos), fortificação capilar e dérmica, fotoproteção e redução da adiposidade localizada.

O interesse da indústria em nutricosmésticos

Em 2006, a revista americana Cosmetics & Toiletries publicou a matéria “Nutricosmetics on the Rise”, que abordava o crescente interesse da indústria cosmética e magistral em nutricosmésticos. Um dos motivos para o crescimento desse nicho foi a grande procura por produtos cujo objetivo era prevenir o envelhecimento cutâneo sem abordagens invasivas, como peelings químicos, lasers e injeções. Os primeiros compostos desenvolvidos tinham como principal benefício o estímulo para drenagem de fluidos corporais para redução da celulite. Hoje, diferentes categorias são direcionadas para outras necessidades da pele e demais regiões-alvo da estética (unhas, cabelos e peso corporal).

dados de pesquisa

O relatório mais recente do Euromonitor International – “The top 10 consumer trends for 2017” – apresentou as principais tendências que influenciaram o cenário de consumo em 2017. Ficou cada vez mais evidente que os consumidores estão mais exigentes em produtos, serviços e marcas de qualidade e segurança, para tanto, usando ferramentas digitais para satisfazer suas vontades e necessidades. Segundo pesquisa da MarketsandMarkets, o mercado de nutracêuticos, nutricosméticos e suplementos, em 2018, terá 7,2% como estimativa de crescimento, com forte investimento em produtos da categoria.

Os mais prescritos pelos nutricionistas estéticos

De acordo com a pesquisa anual E4, realizada no MBNE, congresso de nutrição estética, o whey protein e colágeno ainda são os mais prescritos para a busca da beleza feminina, seguidos do ômega-3 e dos probióticos. Vitamina C, fitoterápicos e glutamina também ganham destaque.

Destacam-se, ainda, de acordo com pesquisas e estudos científicos da área, extratos vegetais e óleos essenciais, todos com potentes efeitos para a promoção da beleza corporal. Outros produtos à base de vitaminas e minerais também merecem atenção. São eles: silício, selênio, vitamina E, biotina e alguns fitoquímicos importantes – carotenoides e antocianinas – e fitoterápicos.

 

REFERÊNCIAS

MARKETSANDMARKETS. Disponível em: <https://www.marketsandmarkets.com/Market-Reports/nutraceutical-ingredient-market-1319.html>. Acesso em: 26 fev. 2018.

EURP MONITOR. Disponível em: <https://go.euromonitor.com/white-paper-2017-top-10-global-consumer-trends-EN.html>. Acesso em: 26 fev. 2018.

CONSELHO REGIONAL DE FARMÁCIA. Disponível em: <https://www.crfrs.org.br/portal/pagina/noticias-impresso.php?idn=1842> Acesso em: 26 fev. 2018.

ANUNCIATO, T. Nutricosméticos. Disponível em: <file:///C:/Users/estagiario-04/Downloads/ANUNCIATO_TP%20(1).pdf>. Acesso em: 26 fev. 2018.