Nutrição Clínica Estética: equilíbrio entre in & out foi o tema central do congresso que discutiu temas contemporâneos para a atualização científica de profissionais do setor

 

Para estrear os congressos e feiras organizados pela E4, de 2018, o 5º MBNE – Meeting Brasileiro de Nutrição Estética aconteceu em 18 e 19 de maio, no Centro Fecomercio de Eventos, em São Paulo.
O evento reuniu, em dois dias, 1300 pessoas entre profissionais da saúde, expositores e varejistas, sucesso de público final, e apresentou diversas novidades e lançamentos exclusivos do mercado, com as melhores marcas do segmento aos visitantes.
Pela primeira vez, o MBNE em parceria com a Sociedade Brasileira de Nutrição Estética (SBNE) representada pela Dra. Aline Schneider, trouxe a oportunidade a nutricionistas de apresentarem seus trabalhos científicos no congresso. Após ser avaliado por um comitê, o trabalho vencedor foi do Rodrigo Granzoti,  com o tema “A Eficácia do uso de um nutricosmético na acne Vulgar: um estudo de caso”, premiado com uma bolsa de pós-graduação no IPGS -Instituto de Pesquisas Ensino e Gestão em Saúde, entrada VIP para todos os eventos da E4 de 2018 e para o MBNE de 2019.
O ciclo de palestras foi dividido em 6 módulos, com a proposta de trazer uma visão integrativa e avançada dos pilares da nutrição estética aos profissionais da saúde. Abordagens atuais como a Nutrição Ayurvédica e Nutrigenômica foram destaque na programação científica, assim como discussões práticas do Empreendedorismo na Nutrição Estética.

Entre as aulas, os congressistas degustaram um especial Natural Break elaborado pela Chef Renata Macena, com elementos da nutrição ayurvédica, outros alimentos funcionais e as frutas e legumes da época. Além disso conferiram as novidades das marcas expositoras na Expo Nutrição Estética com lançamentos exclusivos de suplementos, nutracêuticos, nutricosméticos, formulações individualizadas e novos serviços. E também grandes lançamentos como o livro da Nutricionista Dra. Luisa Wolpe, sobre Formulações e Nutrição Magistral na saúde da mulher.


O primeiro módulo sobre Modulação Corporal  foi iniciado pela nutricionista e pioneira na área de nutrição estética, Dra. Aline Schneider, continuado com a palestra do nutricionista Dr. Luciano Bruno, e encerrado pelo médico Dr. Victor Sorrentino.
Para abrir o segundo módulo, a nutricionista Dra. Luisa Wolpe compartilhou os casos de acne vulgar e planos alimentares e de suplementação ao paciente. Continuou com a nutricionista e farmacêutica, Dra. Andrea Forlenza, que abordou tecnologias associadas à nutrição em tratamentos da celulite.

O módulo 3 centralizou as Relações entre a Suplementação e a Nutrição Magistral, iniciado pelo nutricionista e químico, Dr. Alexandre Aguiar. Já a segunda palestra foi discursada pelo médico Dr. João Branco, e o módulo foi finalizado com a Dra. Flávia Cyfer, que discursou sobre Gerenciamento de Peso através de Nutracêuticos.
A programação do segundo dia de congresso começou no módulo 4 com o tema: Doenças e Impactos sobre as doenças e nutrição. A médica Dra. Mariana Halla falou das relações entre Nutrigenômica e o Câncer de Mama e a nutricionista Dra. Ana Paula Pujol abordou a temática de como conduzir um manejo nutricional nas diversas fases dos períodos pré-operatório e pós-operatório. Para finalizar, a nutricionista Dra. Sheila Mustafá trouxe a visão teórica e prática da dermatite e nutrição.
Foram convidadas as nutricionistas Dra. Vanessa Suzuki e Dra. Luisa Wolpe, e a farmacêutica e nutricionista Claudia Torquato, para a discussão aberta sobre Empreendedorismo e Nutrição Estética Clínica do módulo 5, que contou com o diretor do evento, Gustavo Negrini, como moderador do painel.

Outro destaque do #MBNE2018 foi a introdução do conceito da Nutrição Ayurvédica e nutrigenômica, presente no módulo 6 que encerrou a programação científica.
A nutricionista e palestrante internacional, Dra. Deilys Gonzalez trouxe os mecanismos moleculares e biológicos do envelhecimento na área da Nutrigenética e Nutrigenômica. A abordagem da Nutrição Ayurvédica e a aplicação na beleza estética foi pela nutricionista Dra. Astrid Pfeiffer, e a última explanação, com a médica Dra. Vânia Assaly que abriu a sua palestra com uma prática de meditação por Marcia de Luca, e, depois, ministrou sobre a Medicina Ayurveda e Medicina Pós-Genômica.

Sustentabilidade

A E4, mais uma vez, completa um evento com o pilar de sustentabilidade. Sem desperdício de madeira, com utilização descartáveis biodegradáveis, luzes led nos estandes dos expositores, reciclagem do lixo gerado, e uso de garrafas pet como matéria-prima das ecobags distribuídas no evento.

Facebook: www.facebook.com/nutricaoesteticabrasil
Instagram: @nutricaoesteticabrasil
Site:  www.mbne.com.br

Sobre a E4

Também idealizadora do Gluten Free Brasil, Expo Alimentos Funcionais e Nutracêuticos e Gastronomia Funcional, do Meeting Brasileiro de Nutrição Esportiva e do Lifestyle Summit Brazil. Saiba mais em www.e4agencia.com